Água, sabendo usar, não vai faltar!

Professora Andressa Almeida de Oliveira, 5º ano. Professora Katy Meurly Cardozo Ferreira. 4° ano. Escola Municipal Professor Felício Francisquiny

Em comemoração ao Dia Mundial da Água, que é celebrado no dia 22 de março, os alunos do 4º ano da profª Katy Meurly e do 5º ano da profª Andressa Almeida da Escola Municipal Professor Felício Francisquiny, realizaram diversas atividades em grupos sobre conscientização ambiental e a temática principal foi a água. Inicialmente a proposta foi um momento de conversação sobre os recursos hídricos e a importância da sua preservação e conservação. Depois, munidos de informações e textos informativos, iniciaram a construção de um material para divulgar para os demais alunos da escola e para a comunidade a importância do consumo consciente da água com o tema intitulado: Água, sabendo usar, não vai faltar!

Os alunos estavam motivados com o momento de reflexão sobre o assunto e construíram diversos materiais para divulgação, como cartazes, folders, textos informativos, paródia e com todos esses materiais fizeram a comunicação dos mesmos aos demais alunos e para a comunidade.

A intenção dos alunos e de suas professoras, foi de sensibilizar e conscientizar as demais pessoas sobre o uso consciente da água. Entre as temáticas apresentadas foi abordado a água como recurso vital, fatos divertidos sobre a água e maneiras de conservar a água.

As temáticas foram divididas para cada grupo, onde eles confeccionaram cartazes com as seguintes informações: A água é essencial para a vida. Cada órgão e sistema em nosso corpo precisa de água para funcionar corretamente e para que nossos corpos mantenham um equilíbrio saudável de fluidos. Ainda exploramos com os alunos que ela ajuda a regular a temperatura do nosso corpo, transportar nutrientes e oxigênio para as nossas células e remover os resíduos. Os alunos foram levados a questionar que sem água, ficaríamos rapidamente desidratados e nossos corpos não seriam capazes de funcionar corretamente. Ficaríamos cansados, nossa pele secaria e nossos órgãos começariam a desligar.

A parte principal do estudo, foi de criar nos alunos a percepção de que devemos ser gratos pela água, porque ela é essencial para a vida. É a substância mais importante em nossos corpos e não podemos viver sem ela.

Foi abordado também que a água é a única substância na Terra que é encontrada em todos os três estados físicos: sólido, líquido e gasoso. Isso é muito legal! Outro aspecto importante, foi despertar nos alunos o cuidado que devemos ter, pois a água também é um grande condutor de eletricidade. É por isso que é tão importante ter cuidado com aparelhos elétricos e tomadas quando você está molhado.

Após as pesquisas realizadas pelas crianças, elas selecionaram em grupos algumas dicas importantes de como conservar a água: Uma maneira é regar suas plantas durante as horas mais frias do dia. Isso ajudará a reduzir a evaporação. Outra maneira de conservar a água é usar um regador em vez de uma mangueira. Um regador evita o desperdício de água. Você também pode deixar seu gramado crescer um pouco mais. Isso ajudará a reduzir a quantidade de água que seu gramado precisa. Você também pode instalar um barril de chuva. Isso ajudará a coletar água da chuva que pode ser usada para regar suas plantas.

De acordo com a professora Katy, aproveitamos a temática e colocamos em prática algumas atitudes que devem ser seguidas no dia a dia dos alunos na escola, como por exemplo evitar o desperdício de água durante a escovação dos dentes, molhar as plantas utilizando o regador e não a mangueira ou acionar a descarga do vaso sanitário sem necessidade. Foi enfatizado também sobre a necessidade de tomar bastante água para se hidratar, pois essa pratica é muito importante para a nossa saúde.

Segundo a professora Andressa, também foi dialogado sobre a questão da poluição e seus impactos ao meio ambiente e a saúde humana, já que para ter uma vida saudável é preciso uma água limpa e de qualidade. Não somente para as pessoas, mais também para os animais, plantas e alimentos que consumimos. Relacionados a isso realizamos uma experiência colocando óleo na água limpa, sendo assim possível observar que o óleo fica na superfície, contaminando e prejudicando a qualidade da água.

De acordo com a equipe gestora da escola e demais pessoas da comunidade, o trabalho realizado pelas crianças e suas professoras foi muito apreciado por todos, pois durante todo o processo os alunos mostraram-se envolvidos e motivados a cuidar desse bem tão precioso que é a água. Explorar essa temática sobre a água faz surgir mais questionamentos sobre outros temas relacionados a preservação do meio ambiente, o que possibilita dar continuidade para mais pesquisas posteriormente.











Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Repórter por um dia

Alunos recebem visita ilustre após realizarem projeto sobre o tropeirismo.